Depressão Perinatal

  • O que é a depressão na gravidez e pós-parto?

    10% a 15% das mulheres desenvolvem depressão durante a gravidez, tendo esta perturbação uma elevada probabilidade a persistir no pós-parto, sendo o seu diagnóstico e tratamento precoce de extrema importância. No pós-parto, a prevalência de depressão é ainda mais elevada, com 12-20% das mulheres a desenvolverem depressão apos o nascimento do seu bebé.

    Os sintomas mais frequentemente descritos na depressão são:

    - Humor deprimido durante a maior parte do dia, quase todos os dias;

    - Diminuição clara do interesse ou prazer em todas, ou quase todas, as atividades durante a maior parte dos dias, quase todos os dias;

    - Perda de peso

    - Insónia ou hipersónia;

    - Agitação ou lentificação psicomotora;

    - Fadiga ou perda de energia;

    - Sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva;

    - Diminuição da capacidade de pensar ou de concentração, ou indecisão;

    - Pensamentos de morte recorrentes.

  • Como posso tratar a depressão na gravidez e pós-parto?

    Se tens sentido a tua saúde emocional afetada e te identificaste com alguns dos sintomas que descrevemos na secção “o que é a depressão na gravidez e pós-parto” será muito importante que procures ajuda junto dos profissionais de saude que estão mais próximos e acompanhar-te na tua jornada de gravidez e pós-parto (médico de família, enfermeira de família, obstetra, pediatra…).

    Se o diagnostico for confirmado, existe tratamento eficaz que poderá passar pelo acompanhamento psicológico, mas também pela prescrição de medicação, compatível e segura na gravidez e nos pós-parto.

  • Informações para companheir@s, amigos e familiares

    Brevemente